Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

PERFIL DOS CONSUMIDORES DE MÓVEIS DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

CONSUMERS OF WOODEN FURNITURE OF DEMOLITION AND THEIR PROFILES
Cássia de Oliveira Franco, Olga Maria Coutinho Pépece, inícius Marcelo de Jesus Fagundes, Patrícia Bernardo, Alexandre Eugênio Pieske

Baixar artigo na íntegra:   baixar arquivo PDF arquivo PDF
baixar arquivo ZIP arquivo ZIP

RESUMO: Em decorrência de desastres ambientais e preocupações com a sustentabilidade do planeta, empresas passaram a desenvolver produtos usando estratégias que prejudiquem menos o meio ambiente. Um produto que tem chamado a atenção neste quesito é o móvel de madeira de demolição. Esse tipo de produto, mesmo comercializado a preços altos, tem atraído diversos consumidores. Diante deste cenário, objetiva-se aqui identificar o perfil destes consumidores, considerando suas razões para compra. Foi realizada pesquisa qualitativa com entrevista pessoal com profissionais que comercializam móveis de madeira de demolição e com consumidores deste produto. A análise seguiu a proposta de Jovchelovitch e Bauer (2002) que prevê a redução do texto corrido com vistas a identificar termos principais e ideia principal. Os resultados mostraram que os consumidores de tais móveis seguem tendências de decoração e pertence à classe alta. As razões que os levam ao consumo destes móveis estão principalmente ligadas à sua exclusividade, durabilidade e status. A preocupação com o ambiente não foi mencionada por nenhum dos entrevistados como razão para a compra dos móveis de madeira de demolição.
ABSTRACT: Due to environmental disasters and worries about the planet sustainability some companies began to develop products using strategies that harm the environment less. A product that has drawn attention in this regard is the furniture made of demolition wood. This type of product is marketed at high prices and has attracted many consumers. In this scenario the main purpouse of this article is to identify the profile of these consumers, considering their reasons for buying. Qualitative research was conducted with personal interviews with professional trading furniture made of demolition wood and consumers of this product. The analysis followed Jovchelovitch and Bauer (2002) proposal reducing the running text, identifying key terms and main idea. Results showed that the consumer of such furniture follows decorating trends, belongs to the upper class. The reasons that lead to the consumption of these furniture are mainly linked to its uniqueness, durability and status. Concerns about the environment were not mentioned by any of the respondents as reason for buying the furniture made of demolition wood.
PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente; Sustentabilidade; Comportamento de Consumo; Móveis; Madeira de Demolição.
KEYWORDS: Environment; Sustainability; Consumer Behavior; Furniture; Demolition Wood.

» Dados dos autores

Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 2
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.