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GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS DE OFFSHORING OUTSOURCING

KNOWLEDGE MANAGEMENT IN OFFSHORING OUTSOURCING COMPANIES
Helena de Fátima Nunes Silva, Marina Castagnara, Maria do Carmo Duarte Freitas, Paulo Henrique de Almeida

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RESUMO: Resumo:Com a necessidade de aumentar seus níveis de serviços, reduzir custo e centralizar os recursos nas atividades de negócio, as empresas, a partir da década de 90, direcionaram suas estratégias em busca destes objetivos utilizando como uma das estratégias a terceirização de suas atividades por meio do offshoring outsourcing. A terceirização de serviços permite a transferência de informações, contudo, é necessário que a organização esteja preparada para efetuar a gestão do conhecimento e estabelecer processos e práticas que permitam a criação, o compartilhamento e avaliação do conhecimento inerente à organização. Este artigo analisa publicações que relacionam a terceirização de serviços com processos de gestão do conhecimento, por meio de técnicas infométricas. Para tanto foram utilizadas as bases de dados: Web of Science, Capes, Science Direct/Scopus e Scielo em publicações que correlacionem offshoring outsourcing e a Gestão do Conhecimento. Aprofunda a pesquisa nos trabalhos publicados na base de dados da Web of Science, demonstrando relações entre autores como Carmel, Williamson, Eisenhardt, Nonaka, Willcocks, Doh e Dibbern, entre outros. Os resultados demostram as inter-relações entre os autores e seus trabalhos, além de apontar que os temas analisados ainda apresentam lacunas que podem ser supridas com pesquisas direcionadas para as categorias e práticas de gestão de conhecimento.
ABSTRACT: With the need to increase their service levels, reduce costs and centralize resources in business activities, companies from the 90s, directed their strategies in pursuit of these goals using as a strategy to outsource its activities through offshoring outsourcing. Outsourcing services allows the transfer of information, however, it is necessary that the organization is prepared to make knowledge management and establish processes and practices that enable the creation, sharing and assessment of knowledge within the organization. This article analyzes publications that relate to outsourcing services with knowledge management processes through infometrics techniques. For both databases were used: Web of Science, Capes, Science Direct/Scopus and Scielo in publications by correlating offshoring outsourcing and knowledge management. Deepen research in papers published in the Web of Science database, demonstrating relations between authors like Carmel, Williamson, Eisenhardt, Nonaka , Willcocks , Doh and Dibbern , among others. The results demonstrate the interrelationships between the authors and their work, while pointing out that the issues further analyzed are gaps that can be addressed with targeted research to categories and knowledge management practices.
PALAVRAS-CHAVE: Offshoring Outsourcing, Gestão do Conhecimento, Infometria
KEYWORDS: Offshoring Outsourcing, Knowledge Management, Informetrics

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 10 - número 1
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