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FORMAS DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE VOLTADAS AO SETOR DE WEB DESIGN: ESTUDO DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO PARANÁ

MEANS OF ACQUIRING KNOWLEDGE IN WEB DESIGN INDUSTRY FOCUSED ADVERTISING COMPANIES: STUDY IN MUNICIPAL DISTRICT WITHIN THE STATE OF PARANA
Antonio Costa Gomes Filho, Chrislaine Caroline de Souza

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RESUMO: A presente pesquisa analisou as formas de aquisição do conhecimento pelas agências de
publicidade do município de Guarapuava, Paraná, voltadas ao setor de web design. O estudo é
caracterizado como descritivo e consistiu em uma pesquisa de campo, de caráter descritivo com
predominância qualitativa, com a aplicação de dois questionários compostos por 15 perguntas cada,
sendo um para os funcionários de nível operacional e outro para os gestores, em um período de
quatro meses, por meio de visitas aos estabelecimentos e via endereço eletrônico com o auxílio da
ferramenta Google Docs. Participaram 6 agências, totalizando 23 funcionários e 9 gestores. Os
funcionários, em maior parte, procuraram ampliar e aprofundar os conhecimentos já adquiridos, quer
seja por incentivo da empresa ou por iniciativa própria, mais comumente por intermédio de cursos,
autoaprendizado com a utilização da internet, palestras, oficinas e workshop relacionados ao ramo.
Os gestores, por sua vez, afirmaram que as empresas não investem com muita frequência na
capacitação de seus colaboradores, mas citaram a disseminação do conhecimento dentro da
organização como outra forma de aquisição deste, como por exemplo o apoio a novas ideias, troca
de experiências, compartilhamento de informações e reuniões informais.
ABSTRACT: This paper examined how the knowledge may be acquired by advertising companies of
Guarapuava, Parana, in special those who work at web designing sector. This descriptive study was
conducted in a field research, in general descriptive and qualitative, within the application of two forms
with 15 questions each, one for employees and another for managers, during four-month, through visitation at some agencies and by e-mail with the web tool Google Docs. In all, 6 agencies
participated of the study, with 23 employees and 9 managers. The employees, in sum, looked for
amplification and development of their own knowledge, by motivation of the organization or by own
initiative, through courses, auto-learning by the use of internet, lectures and workshops related to the
profession. Otherwise, the managers claimed that their agencies don't frequently invest on their
employees' capacity, but commented about the dissemination of knowledge within the organization
which may be another mean of learning, such as support for new ideas, the exchange of experiences,
information sharing and informal meetings.
PALAVRAS-CHAVE: Capital Humano, conhecimento, agências de publicidade.
KEYWORDS: Human Capital, knowledge, advertising companies.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 10 - número 1
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