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COMO RETER TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

HOW TO RETAIN TALENT IN ORGANIZATIONS
SILUANA ALBERTI CRISTANI, LUIS ANDRÉ WERNECKE FUMAGALLI

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RESUMO: As pessoas estão dedicando sua atenção e preocupações para a qualidade de vida no trabalho, ao relacionamento interpessoal e comunicação interna na organização. O presente estudo tem como objetivo estruturar diferentes teorias sobre a retenção de talentos com o intuito de auxiliar empresas e pesquisadores nesta atividade vital para o sucesso e a sustentabilidade organizacional. O estudo se baseia em uma revisão de literatura, a qual é fundamentada por meio da pesquisa bibliográfica. Dentro do trabalho, todos querem se sentir realizados, todos querem mostrar que estão dando o melhor de si e que, na medida do possível, fazem avanços. A organização deve incentivar o aprimoramento de cada um dentro da equipe, ajudando cada qual a definir seus próprios padrões e metas pessoais atuais e futuras de modo apropriado. A gestão de pessoas auxilia a programar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando à auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional. Talentos não estão tão disponíveis no mercado de trabalho e, por conseguinte, surge o desafio das empresas em recrutar e selecionar. A organização deve estar em contato frequente com os funcionários, para verificar seu desenvolvimento e se eles estão preparados para exercer a função na qual foram contratados. A gestão de talentos justifica-se porque o fator essencial de qualquer organização é o talento e a qualidade de seus colaboradores é o seu verdadeiro diferencial competitivo. Neste sentido, o presente trabalho aborda sobre como reter talentos dentro de organizações. O estudo se baseia em uma revisão de literatura, a qual é fundamentada por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando-se como fontes de consultas, obras literárias, artigos, periódicos, cuja estrutura típica é fundamentada na composição de texto, discussão e lista de referências bibliográficas.
ABSTRACT: People are dedicating their attention and concerns to quality of life at work, to interpersonal relationships and internal communication within the organization. The purpose of this study is to structure different theories about talent retention in order to assist companies and researchers in this activity vital to success and organizational sustainability. The study is based on a literature review, which is based on bibliographical research. Within the work, everyone wants to feel fulfilled, everyone wants to show that they are doing their best and that, as far as possible, they are making progress. The organization should encourage the improvement of each one within the team, helping each one to define their own current and future personal standards and goals appropriately. Personnel management helps to plan actions that allow to know, empower, integrate and subsidize the management of individual and institutional competencies aimed at self-realization of people and excellence in accomplishing the institutional mission. Talents are not so available in the job market hence the challenge of companies to recruit and select. The organization must be in frequent contact with the staff, to verify their development and if they are prepared to perform the function in which they were hired. Talent management is justified because the essential factor of any organization is talent and the quality of its employees is its true competitive advantage. In this sense, the present work deals with how to retain talent within organizations. The study is based on a literature review, which is based on bibliographical research, using as sources of consultations, literary works, articles, periodicals, whose typical structure is based on the composition of the text, discussion and list of references Bibliographical references.
PALAVRAS-CHAVE: Organização; Gestão de Pessoas; Talentos; Relacionamento Interpessoal.
KEYWORDS: Organization; HR management; Talents; Interpersonal relationship.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 10 - número 2
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