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DETERMINANTES DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE

DETERMINANTS OF THE ACADEMIC PERFORMANCE OF ACCOUNTING STUDENTS IN ENADE
ELISABETH DE OLIVEIRA VENDRAMIN, MARCELO BOTELHO DA COSTA MORAES, ADRIANA MARIA PROCÓPIO DE ARAUJO, JOÃO PAULO RESENDE DE LIMA, ROBERT ARMANDO ESPEJO

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RESUMO: O sistema nacional de avaliação da educação superior – SINAES (Lei 10.861/2004), busca a permanente pela melhoria da qualidade do ensino superior, e com ele foi implantado o exame nacional de desempenho dos estudantes – ENADE para avaliar o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo desse estudo é verificar que variáveis influenciam o rendimento acadêmico no ENADE 2009 e 2012. Realizou-se análise de regressão com dados em painel para a estimação dos modelos com base em dados coletados do site do INEP. Na aplicação do modelo foram utilizadas doze variáveis independentes provenientes da literatura que impactariam na variável dependente Nota ENADE. A população é composta por 902 IES em 2009 e 995 IES em 2012, perfazendo uma amostra total de 1.395 observações. Conclui-se que os fatores determinantes do rendimento acadêmico no ENADE do período analisado foram: número de professores mestres em relação ao número de professores totais do curso, infraestrutura física da instituição, nota da organização didático-pedagógica do curso, nota do indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado – IDD, número de participantes concluintes na prova ENADE, categoria administrativa da IES – Pública ou Privada, índice de desenvolvimento do município em que está localizado o curso, e organização acadêmica do tipo Universidade.
ABSTRACT: The national system of evaluation of higher education - SINAES (Law 10.861 / 2004), seeks to improve the quality of higher education, and is considered the best candidate for higher education student. The purpose of this study is to verify which variables influence the academic performance in the ENADE 2009 and 2012. A regression analysis with panel data was made for a proposal of models based on data collected by INEP. The applications were made among several independent variables in the literature. The population is comprised of 902 institutions in 2009 and 995 in 2012, making a total sample of 1,395 observations. It is concluded that the determinants of the academic performance in the ENADE of the analyzed period were: number of master teachers in relation to the number of total teachers of the course, physical infrastructure of the institution, note of the didactic-pedagogical organization of the course, difference between expected and expected performance - IDD, number of final participants in ENADE, administrative category of institution - Public or Private, index of development of the municipality where the course is located, and academic organization of the University type.
PALAVRAS-CHAVE: ENADE, Rendimento acadêmico, Ciências Contábeis.
KEYWORDS: ENADE, Academic performance, Accounting.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 12 - número 2
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