Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO COM O M-LEARNING

THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THE ADMINISTRATION ACADEMIC WITH M-LEARNING
Rosely Cândida Sobral, Pâmela Suellyn Passarini

Baixar artigo na íntegra:   baixar arquivo PDF arquivo PDF
baixar arquivo ZIP arquivo ZIP

RESUMO: A disseminação das Tecnologias de Informação Móveis, principalmente do aparelho celular, está possibilitando o desenvolvimento de novas ferramentas que visam melhorar o cotidiano das pessoas oferecendo praticidade na realização de tarefas e atividades. Dentre elas, encontra-se o M-Learning, que é o processo de aprender através das tecnologias móveis tendo como principal característica a mobilidade. O presente estudo buscou identificar quais apps os acadêmicos de administração possuem no aparelho celular que contribuem para o desenvolvimento profissional e como os utilizam para este fim. Evidenciou-se que as redes sociais são as mais utilizadas e utilizam, na grande maioria, de uma a duas horas semanais em casa, durante intervalos, situações de espera, às vezes no ambiente acadêmico e raramente no trabalho. Os resultados mostraram que esta utilização ainda está incipiente. Dentre as principais barreiras que dificultam o uso foram apontadas a indisponibilidade de conexão, medo de roubo e o receio que a capacitação não seja efetiva.
ABSTRACT: The dissemination of Mobile Information Technologies, especially the cellular apparatus, is enabling the development of new tools that aim to improve the daily lives of people offering practicality in the accomplishment of tasks and activities. Among them is M-Learning, which is the process of learning through mobile technologies with the main characteristic of mobility. The present study sought to identify which applications management scholars have in the cellular apparatus that contribute to professional development and how they use them for this purpose. It has been shown that social networks are the most used and use, for the most part, one to two hours a week at home, during breaks, waiting times, sometimes in the academic environment and rarely at work. The results showed that this use is still in its infancy. Among the main barriers that impede the use were pointed out the unavailability of connection, fear of theft and the fear that the training is not effective.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia de Informação Móvel, Mobile Learning, Desenvolvimento profissional.
KEYWORDS: Information Technologies Mobile, Mobile Learning, Professional Development.

» Dados dos autores

Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 12 - número 2
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.