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GESTÃO PARA QUALIDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS: UM SURVEY SOBRE CLIMA ORGANIZACIONAL

QUALITY MANAGEMENT IN PUBLIC SERVICES: A SURVEY ABOUT ORGANIZATIONAL CLIMATE
Jamil Ramsi Farkat Diógenes, Benilton Medeiros Nunes, Jamerson Viegas Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Agnaldo Francisco da Silva Queiroz

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RESUMO: Em um momento de grande prosperidade para Natal/RN, onde a copa do mundo traduz-se como ícone, vislumbrar máxima eficiência organizacional em todos os campos da administração pública traduz-se numa necessidade premente. Neste contexto, este artigo objetiva identificar o clima organizacional da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura - SEMOPI, permitindo avaliar o grau de motivação dos servidores desta importante secretária. Para tanto, em julho de 2011, realizou-se uma pesquisa tipo Survey, desenvolvida via aplicação de questionários, baseada na escala psicométrica de Likert. Seus resultados indicam que o clima observado apresentou baixo grau de satisfação, permitindo aos seus dirigentes elaborar planos de mudanças objetivando a melhoria da qualidade nos serviços.
ABSTRACT: In a time of great prosperity for Natal / RN, where the World Cup is reflected as an icon, to see maximum organizational efficiency in all fields of public administration translates into a pressing need. In this context, this article aims to identify the organizational climate of the Municipal Public Works and Infrastructure - SEMOPI, enabling assessment of the degree of motivation of this important desktop servers. To this end, in July 2011, there was a survey type Survey, developed via questionnaires, based on psychometric Likert scale. Their results indicate that the climate had observed low level of satisfaction, allowing their leaders to draw up plans for changes aimed at improving the quality of services.
PALAVRAS-CHAVE: Clima organizacional; pesquisa de clima; plano de ação de melhoria; gestão pública, qualidade em serviços.
KEYWORDS: Organizational Climate, Climate Research; Action Plan for Improvement, Public Management, Service Quality.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 7 - número 1
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