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GESTÃO DO CONHECIMENTO: O CASO DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

KNOWLEDGE MANAGEMENT: THE CASE OF A COOPERATIVE CREDIT
Ana Rita Schneider Dias, Taísa Bulegon Gassen, Flaviani Souto Bolzan Medeiros

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RESUMO: A gestão do conhecimento é uma área que se propõe a oferecer instrumentos que auxiliem as organizações a transformar o conhecimento em uma fonte de vantagem competitiva e envolve a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo e incorporá-lo em todas as áreas. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a aplicabilidade da gestão de conhecimento em uma unidade de atendimento de uma Cooperativa de Crédito. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva quanto aos objetivos, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso, utilizando-se um questionário composto por 22 perguntas fechadas em escala Likert, aplicado aos 20 colaboradores da unidade em questão. Como resultados, destaca-se que a gestão do conhecimento é aplicada dentro da organização em seu dia a dia, demonstrando que os colaboradores entendem que a aquisição de conhecimento e a sua difusão são importantes, pois tornam a empresa mais competitiva diante de seus concorrentes. Concluiu-se que há disseminação e transmissão de conhecimento entre os colaboradores, bem como foi possível perceber que existe uma preocupação constante em buscar novos conhecimentos e com isso melhorar o desempenho nas tarefas realizadas.
ABSTRACT: The knowledge management is an area that aims to provide tools that help organizations transform knowledge into a source of competitive advantage involves the ability of a company has to create knowledge, disseminate it and incorporate it in all areas . Accordingly, this article aims to analyze the applicability of knowledge management in a service unit of a Credit Union. Therefore, we conducted a qualitative research and quantitative, descriptive as to objectives, being developed through a case study, using a questionnaire consisting of 22 closed questions on a Likert scale, applied to 20 employees from the unit concerned. As a result, it is emphasized that knowledge management is applied within the organization on a daily basis, demonstrating that employees understand that the acquisition of knowledge and its dissemination are important, as they make the company more competitive with their competitors. It was concluded that there is dissemination and transmission of knowledge among employees, and it is noted that there is a constant concern in seeking new knowledge and thereby improve performance on tasks performed.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão do conhecimento; transferência de conhecimento; vantagem competitiva.
KEYWORDS: Knowledge Management; Knowledge Transfer; Competitive Advantage.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 7 - número 2
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