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MAPAS PERCEPTUAIS DE POSICIONAMENTO DE MARCAS DE AÇO

STEEL BRAND POSITIONING PERCEPTUAL MAPS
Lucas Marra Campos, Olga Maria Coutinho Pépece, Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho

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RESUMO: O setor da construção civil e a utilização do aço nesse meio têm atingido números relevantes, impulsionados não apenas pelos eventos esportivos de 2014 e 2016, mas também pelos programas sociais de habitação do Governo Federal. O presente trabalho tem como escopo identificar como estão posicionadas as principais marcas de aço para construção civil em uma cidade de médio porte no interior do Paraná, diante das percepções do consumidor organizacional sobre os principais atributos considerados importantes para a compra deste material. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas, uma qualitativa, e outra quantitativa, por meio de survey com aplicação de questionário estruturado. Os principais resultados demonstram a percepção dos consumidores organizacionais quanto ao posicionamento de cada marca em relação aos atributos levantados e o posicionamento perante a concorrência.
ABSTRACT: The construction industry and the use of steel in this medium have reached the relevant numbers, driven not only by the sporting events of 2014 and 2016, but also for social housing programs of the Federal Government. This work aims to identify how major steel brands are positioned for construction in a medium city of Paraná State in the face of industrial consumer perceptions on key organizational attributes considered important to purchase this material, through the use of perceptual maps as a tool exhibition. To this end, the survey was conducted in two stages, one qualitative and one quantitative, through a survey with a structured questionnaire. The main results show the perceptions of the organization consumers about the position of each brand attributes raised and in relation to the competitors.
PALAVRAS-CHAVE: comportamento do consumidor organizacional; posicionamento de marca; mapa perceptual; aço; construção civil.
KEYWORDS: organizational consumer behavior; brand positioning; perceptual map; steel; construction industry.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 7 - número 2
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