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A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS DESAFIOS DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO PARÁ

KNOWLEDGE MANAGEMENT IN PUBLIC ADMINISTRATION: THE CHALLENGES OF THE SECRETARY OF FINANCE OF THE STATE OF PARá
Ivete Gonçalves de Araújo, Yuri Gonçalves da Silva, Ricardo Bentes Kato

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RESUMO: Nos últimos anos as Organizações (públicas e privadas) têm cada vez mais procurado buscar novas estratégias com vistas à melhoria do aproveitamento de seu capital humano, como esteio de seus programas de melhoria de gestão. Assim, o processo denominado de Gestão do Conhecimento, por ter como foco central o ser humano, tem sido uma constante nas práticas administrativas. Neste artigo propõe-se a uma análise da aplicação da gestão do conhecimento numa Secretaria Estadual, observando como a proposta de capacitação desta organização e a prática da transferência e disseminação da informação no órgão, agem como fator de influência no desenvolvimento dos talentos e habilidades de seus colaboradores. Para formatação do trabalho, foram realizadas várias entrevistas com gestores da SEFA. Após a análise desse material, entendeu-se que as ações até agora realizadas pela SEFA. Como conclusão deste artigo tem-se que, embora as ações já executadas pela SEFA, sejam consideradas insuficientes para o pleno exercício da gestão do conhecimento no órgão, tem-se a convicção que as mesmas são suficientes e propicias à criação de um ambiente voltado para a valorização e fomento do conhecimento e da informação.
ABSTRACT: In recent years organizations (private and public) have increasingly sought for new strategies with a view to improving the utilization of its human capital, as a mainstay of their management improvement programs. Thus, the process called knowledge management, by having as central focus the human being, has been a constant in the administrative practices. This article proposes an analysis of the application of knowledge management in a State Secretariat, observing how the proposed training of this organization and the practice of the transfer and dissemination of information on organ, act as a factor of influence on the development of the talents and skills of its employees. For formatting work, were conducted several interviews with managers of the SEFA. After the analysis of this material, it was considered that actions so far undertaken by the SEFA. As a conclusion of this article is that, although the actions already carried out by the SEFA, are considered insufficient for the full exercise of knowledge management on the organ, there is a conviction that the same are sufficient and propicias to the creation of an environment dedicated to the appreciation and promotion of knowledge and information.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimento, Administração Pública, Gestão da Informação.
KEYWORDS: Knowledge Management, Public Management, Information Management.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 8 - número 1
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