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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DO GRAU DE ADERÊNCIA DE SUAS PRÁTICAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

ORGANIZATIONAL LEARNING: A STUDY OF THE DEGREE OF ADHERENCE OF THEIR PRACTICES IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES
Djair Picchai , Neide Oliveira

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RESUMO: O estudo baseou-se na abordagem sobre a percepção dos gestores de micro e pequenas empresas sobre as práticas de aprendizagem e as comunidades de prática. O resultado da pesquisa, de natureza exploratória e método misto, mostrou que o modelo de aprendizado na amostra selecionada com a maior concentração de respostas foi o gestor de perfil planejador emotivo, com características de vivenciar a situação encontrada nas micro e pequenas empresas (MPE’s). Observou-se que o conceito de comunidades de prática aparece MPE’s devido principalmente à sua característica informal. O conhecimento tácito não foi considerado estratégico por mais de 40% dos gestores pesquisados. Verificou-se que na percepção dos gestores, os processos de aprendizagem agregam valor às MPE’s. Os resultados desse estudo abrem caminho para novas interpretações do modelo de aprendizado dos gestores das MPE’s, baseadas nas práticas do cotidiano, que se acredita serem relevantes para a aprendizagem das pessoas e das MPE’s.
ABSTRACT: The study was based on the approach of the perception of managers of micro and small enterprises on practical learning and the communities of practice. Search results of exploratory nature and mixed method showed that the learning model in the selected sample with the highest concentration of responses was the listing manager emotional planner, with features of experiencing the situation found in micro and small enterprises (MSE’s). It was observed that the concept of communities of practice appear in the MSE’s mainly due to its informal character. Tacit knowledge was not considered strategic for over 40% of managers surveyed. It was found that in the perception of managers, learning processes add value to MSEs. The results of this study pave the way to new interpretations of the learning model of managers of MSE’s, based on the practices of daily life, which are believed to be relevant for the apprenticeship of people and MSE’s.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão do conhecimento; Conhecimento tácito; Aprendizagem organizacional; Comunidade de prática; Modelo de aprendizado.
KEYWORDS: Knowledge management; Tacit knowledge; Organizational learning; Community of practice; Learning model.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 8 - número 1
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