Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

MAPEAMENTO DOS INDICADORES DE CULTURA INTRA-EMPREENDEDORA EM UM AMBIENTE EMPRESARIAL INOVADOR

INTRAPRENEUR CULTURE INDICATORS MAPPING ON AN INNOVATIVE ORGANIZATIONAL ENVIRONMENT
Rafael Alexandre dos Reis, Maria do Carmo Duarte Freitas

Baixar artigo na íntegra:   baixar arquivo PDF arquivo PDF
baixar arquivo ZIP arquivo ZIP

RESUMO: As ferramentas utilizadas pelas organizações a fim de se destacarem em seus mercados estão em constante mutação. Em meio a esse cenário destacam-se empresas que alcançaram o sucesso e se tornaram amplamente competitivas em seus mercados, integrando a inovação e o intra-empreendedorismo como parte de sua cultura organizacional. A presente pesquisa teve como principal finalidade mapear os indicadores de cultura intra-empreendedora de uma média empresa brasileira inovadora. O trabalho foi desenvolvido aplicando-se um questionário a cinco indivíduos de nível gerencial e coordenação para medir qual o grau de presença de indicadores de intra-empreendedorismo na cultura da empresa. A empresa pesquisada é premiada e reconhecida por ser empreendedora e inovadora. Os resultados desta pesquisa mostraram que iniciativas de trabalho em equipe, processo decisório voltado à inovação e elevada comunicação intra-empresarial são atributos fortemente presentes na organização inovadora pesquisada. Destaca-se a necessidade de uma eficiente gestão de pessoas nas organizações a fim de acelerar o processo inovativo, melhorando o desempenho destas na forma de comunicação, liderança, trabalho em equipe e aplicando técnicas de incentivo e motivação do corpo de funcionários
ABSTRACT: The tools used by organizations to excel in their markets are constantly changing. Amid this scene stand out companies who have achieved success and became widely competitive in their markets, integrating innovation purpose and intrapreneurship as part of its organizational culture. This research had as main purpose to raise the main indicators of intrapreneurial organizational culture of an innovative medium Brazilian company. The study was conducted by applying a questionnaire to five individuals at the managerial and coordination level to measure the presence degree of intrapreneurship indicators in the company’s culture. The researched company is awarded and recognized for being entrepreneurial and innovative. The results have shown that initiatives of teamwork, decision-making process aimed at innovation and high intra- corporate communications attributes are heavily present in the organization studied. The need for efficient people management in organizations, in order to accelerate the innovation process, is highlighted. A good performance on this part could improve different aspects such as communication, leadership, teamwork and applying techniques of encouragement and motivation of the general staff.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura organizacional. Inovação. Intra-empreendedorismo.
KEYWORDS: Organizational Culture, Innovation, Intrapreneurship.

» Dados dos autores

Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 8 - número 1
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.