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ANÁLISE DO USO DE UM SISTEMA INFORMATIZADO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UM ÓRGÃO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA FEDERAL

ANALYSIS OF THE USE A COMPUTERIZED SYSTEM IN KNOWLEDGE MANAGEMENT IN A FEDERAL DIRECT MANAGEMENT AUTHORITY
André Rodrigues Monticeli, Leandro Duarte Pereira, Mariângela De Oliveira-Abans, Jhon Largo Josa

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RESUMO: Esta pesquisa identifica as relações entre os diferentes atores e quais são as contribuições de um sistema informatizado na construção do conhecimento em uma instituição pública. O objetivo é investigar como se dá essa relação entre o uso de um sistema informatizado e a Gestão do Conhecimento no âmbito de uma instituição pública federal. Trata-se de pesquisa de estudo de caso, cujos dados foram coletados através de entrevistas individuais semiestruturadas, observações diretas e questionário online. O estudo mostrou que, para que as ferramentas da Tecnologia da Informação auxiliem na construção do conhecimento, é necessário haver motivação e interesse de todos os envolvidos. Também verificou-se que o uso de tais ferramentas auxilia, e muito, na Gestão do Conhecimento em uma Instituição Pública. Gestores das instituições públicas devem esforçar-se para despertar um maior interesse dos demais servidores na utilização de ferramentas de TI, para que se conscientizem da importância de uma Gestão do Conhecimento bem desenvolvida tanto para a Instituição como para a sociedade como um todo.
ABSTRACT: This research identifies the relationships between the different actors and what are the contributions of a computerized system in the construction of knowledge in a public institution. The objective is to investigate how the relationship between the use of a computerized system and knowledge management within a public institution. This research is case study; data were collected through semi-structured individual interviews, direct observations and online questionnaire. The study showed that, for the Information Technology tools assist in the construction of knowledge, there must be motivation and interest of all involved. Also it was found that the use of such tools assists, and much, in Knowledge Management in a Public Institution. Managers of public institutions should strive to awaken a greater interest of the other servers in the use of TI tools, so be aware of the importance of knowledge management and is designed for both the institution and for society as a whole.
PALAVRAS-CHAVE: gestão do conhecimento; tecnologia da informação; sistema informatizado
KEYWORDS: knowledge management; information technology; computerized system

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 1
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