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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

PERFORMANCE EVALUATION IN THE PUBLIC SERVICE: A STUDY IN A FEDERAL UNIVERSITY
Loiva Isabel Marques Sanches, Katiuscia Schiemer Vargas, Gilnei Luiz de Moura, Andressa Hennig Silva

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RESUMO: A temática de avaliação de desempenho emerge nas organizações públicas, por meio da legislação, como questão pontual para a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários públicos. Tendo em vista a cultura organizacional do setor público, colocar em prática esse processo, pode ser um grande desafio. Frente a esse contexto, este estudo tem a intenção de descrever a implantação de uma ferramenta de avaliação de desempenho de servidores públicos, enquanto instrumento de gestão de pessoas, na esfera da educação superior. No âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, os parâmetros a serem seguidos constam na Lei 11.091, de 12/01/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, e como estratégia de pesquisa, um estudo de caso, com vieses de pesquisa participante. A unidade de análise do estudo diz respeito a uma Universidade Federal de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Dentre os principais resultados deste estudo, aponta-se que a Universidade foi pioneira ao estabelecer um modelo de avaliação de desempenho, dentro dos parâmetros da Lei 11.091/05, e tem sido considerado como um modelo a ser seguido pelas demais instituições.
ABSTRACT: The thematic evaluation performance emerges in public organizations, through legislation, such as timely issue for the efficiency and quality of services provided by public officials. Given the organizational culture of the public sector, put into practice this process can be quite a challenge. Faced with this context, this study aims to describe the implementation of a tool for evaluating the performance of public servants, as a tool for managing people, in the sphere of higher education. Within the Federal Educational Institutions linked to the Ministry of Education, the parameters to be followed are set out in Law 11.091, of 12/01/2005, which provides for the structuring of the Career Path of Technical and Administrative Positions in Education. To this end, has been carried out a survey of descriptive character, and as a research strategy, a case study with biases participatory research. The unit of analysis of the study concerns a Federal Higher Education located in the State of Rio Grande do Sul. Among the main results of this study, it is pointed out that the University was a pioneer in establishing a model of performance evaluation, within the parameters of Law 11.091/05, and has been considered as a model to be emulated by other institutions.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação de Desempenho; Serviço Público; Instituição de Ensino Superior
KEYWORDS: Performance Evaluation; Public Service; Higher Education Institution

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 1
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