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PERCEPÇÃO DOS LEGADOS DA COPA DO MUNDO FIFA EM CURITIBA-PR

PERCEPTION OF WORLD CUP LEGACY FIFA IN CURITIBA-PR
Roberto Ari Guindani, Maíra Oliveira Ruggi, Ariane Lucia Guindani, Luciano Castro, Márcia Valéria Paixão

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RESUMO: No ano de 2014, foram realizados os jogos da Copa do Mundo FIFA no Brasil e Curitiba foi uma das cidades-sede do evento. Uma questão amplamente discutida no decorrer do planejamento e da execução da Copa foi o que permaneceria no país depois do seu encerramento. Por isso, após a finalização dos jogos, decidiu-se fazer uma pesquisa sobre o que a população entendia como legados deixados pelo evento na capital paranaense, diante das dimensões da governança e da sustentabilidade. O estudo foi realizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) em parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). Duas pesquisas foram realizadas, a quantitativa foi aplicada às pessoas de relacionamento das duas organizações, ambas na cidade de Curitiba, Paraná. Pode-se observar que, quanto maior o nível de escolaridade, maior a percepção sobre questões relacionadas à governança e à sustentabilidade. No segundo momento, a qualitativa foi feita com os envolvidos na realização da Copa do Mundo. Como resultado, destaca-se a participação da população, o treinamento dos colaboradores envolvidos com o evento e o sentimento de nacionalismo.
ABSTRACT: In 2014 the games of the FIFA World Cup were held in Brazil and Curitiba was one of the host cities of the event. A widely discussed issue during Cup of planning and execution is what would remain in the country after the closing ceremony. Therefore, after completion of the games, it was decided to do a research on what the population understand the legacy left by the event in Curitiba, given the dimensions of governance and sustainability. The study was conducted by the Institute of Business and Economics (ISAE) in partnership with the Paranaense Communication Group (GRPCOM). Two surveys were conducted, the quantitative relationship was applied to the people of the two organizations, both in the city of Curitiba, Paraná and the qualitative is in so involved in making the World Cup. In quantitative research, it can be seen that the higher the education level, the greater the perception of issues related to governance and sustainability. In qualitative research, as a result there is the participation of the population, training of staff involved with the event and the feeling of nationalism.
PALAVRAS-CHAVE: Copa do Mundo de Futebol, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Legado.
KEYWORDS: FIFA World Cup, Corporate Governance, Sustainability, Legacy.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 1
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