Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

O ESTáGIO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETêNCIAS: UM ESTUDO NO PROGRAMA DE PóS-GRADUAçãO EM ADMINISTRAçãO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAíBA

STAGE TEACHER AND SKILLS DEVELOPMENT: A STUDY IN THE GRADUATE PROGRAM IN MANAGEMENT OF FEDERAL UNIVERSITY OF PARAíBA
Kênia Cristina G. dos Santos, Diogo Henrique Helal

Baixar artigo na íntegra:   baixar arquivo PDF arquivo PDF
baixar arquivo ZIP arquivo ZIP

RESUMO: Com base em Paiva (2007), a pesquisa tem como objetivo analisar como o Estágio Docência desenvolve competências docentes no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB. No referencial teórico, abordam-se Docência, Estágio Docência e Competência Docente. A abordagem metodológica é qualitativa e descritivo-explicativa. Foram coletados dados primários e secundários; os primários por meio de entrevistas semiestruturadas e os secundários mediante consulta à legislação do ensino superior e regulamentações e relatórios sobre estágio docente. Os resultados indicam que o Programa disponibiliza no mercado, profissionais docentes que tiveram suas competências desenvolvidas por meio da prática, percebendo-se que o mesmo passou por essa iniciativa de forma positiva, vivenciou uma experiência que refletiu diretamente na formação e desenvolvimento das competências necessárias à atuação docente no ensino superior. A análise revelou ainda a predominância de competências cognitivas e funcionais aplicadas e desenvolvidas no estágio.
ABSTRACT: Based on Paiva (2007), the research aims to analyze how the stage develops teaching competences in Teaching Graduate Diploma in Management UFPB Program. In the theoretical framework, an approach Teaching, Teaching Internship and Competence Teacher. The methodological approach is qualitative and descriptive-explanatory. Primary and secondary data were collected; primary through semi-structured interviews and secondary in consultation with the higher education laws and regulations and reports on teacher training. The results indicate that the program available in the market, professional teachers who had their skills developed through practice, realizing that it went through this initiative positively, lived an experience that reflected directly in training and developing the skills needed for teaching practice in higher education. The analysis also revealed the prevalence of cognitive and functional applied and developed on stage.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio Docente; Competências; Pós-Graduação em Administração.
KEYWORDS: Teacher Training; Skills; Graduate in Business Administration.

» Dados dos autores

Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 1
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.