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A GESTãO DO CONHECIMENTO NA INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSãO: MODELO CONCEITUAL DE INVESTIGAçãO UNIVERSITáRIA.

Cristiana Fernandes De Muylder, Sandro Bimbato César

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RESUMO: Buscando compreender o princípio da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, o presente estudo teve o objetivo de propor um modelo de investigação das práticas de gestão de conhecimento no ambiente universitário. Mais especificamente, refere-se a uma proposta conceitual, tendo por base o modelo Terra (2005), que engloba as sete dimensões gerenciais: (1) Visão e Estratégia da Alta Administração; (2) Cultura Organizacional; (3) Estrutura Organizacional; (4) Política de Recursos Humanos; (5) Sistemas de Informação; (6) Mensuração de Resultados; e (7) Aprendizado com o ambiente. A metodologia adotada foi um estudo de caso com técnica de pesquisa descritiva, combinando abordagem de análise qualitativa ao fenômeno estudado. Por fim, a contribuição deste trabalho é compartilhar um instrumento validado em apoio à materialização da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão para Universidades brasileiras e como base de novos conhecimentos acadêmicos.
ABSTRACT: Seeking to understand the principle of indivisibility teaching, research and extension, the present study had the proportionality objective hum model investigation of knowledge management practices in the university environment. More specifically, it refers to a conceptual proposal, on the model Terra (2005), which encompasses as seven managerial dimensions: (1) Vision and Strategy Senior Management; (2) Organizational Culture; (3) Organizational Structure; (4) Human Resources Policy; (5) Information Systems; (6) Results of Measurement; and (7) Learning with the environment. he methodology adopted was um case study with descriptive research technique , combining qualitative analysis approach the studied phenomenon. Finally, the contribution of this work is to share a validated instrument to support the realization of inseparability teaching, research and extension to Brazilian universities and as the basis of new academic knowledge.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão do conhecimento, Indissociabilidade, Ensino, Pesquisa, Extensão.
KEYWORDS: Knowledge Management, Inseparability, Education, Research, Extension.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 2
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