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CONTABILIDADE DE CUSTOS: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

COST ACCOUNTING: PERCEPTIONS OF STUDENTS OF THE COURSE OF SCIENCES ACCOUNTING OF APPLIED SCIENCE FACULTY OF SOCIAL AND PETROLINA
Thiago Ferreira Coelho, Wellington Dantas de Sousa, Juliana Reis Bernardes, Josaias Santana dos Santos

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RESUMO: O presente artigo teve como objetivo verificar a percepção dos graduandos do curso de Ciências Contábeis da FACAPE acerca da disciplina Contabilidade de Custos. Foi realizado um estudo classificado como bibliográfico, descritivo e de campo. A disciplina de Contabilidade de Custos é obrigatória no curso de Ciências Contábeis e, muitas vezes, é vista de forma fragmentada o que pode levar o discente a uma formação técnica, que não propicia uma visão geral, nem mesmo das interconexões entre o financeiro e o gerencial. Os resultados demonstraram que, em relação à percepção dos alunos sobre a disciplina de Custos, a grande maioria está ciente da relevância da disciplina tanto para as organizações como em relação à prova do Exame de Suficiência, reconhecendo a disciplina como sendo totalmente necessária para uma boa formação profissional. A maioria ainda afirma que a metodologia adotada pelos docentes é adequada ou parcialmente adequada, denotando que pode ser melhorada com aplicações práticas. Devido ao número de discentes que fez parte da amostra, sugere-se a expansão da pesquisa em outras Instituições de Ensino Superior da região.
ABSTRACT: This study aimed to verify the perception of the students of the Accounting Sciences course of FACAPE about Cost Accounting discipline. A study classified as bibliographic, descriptive and field was held. The Cost Accounting discipline is required in the course of Accounting and often is seen in a fragmented way which can lead the student to a technical background, which does not provide an overview, not even the interconnections between the financial and the management. The results showed that, in relation to the perception of the students about the costs of course, the vast majority are aware of the importance of discipline for organizations and in relation to proof of Sufficiency Exam, recognizing the discipline to be totally necessary for good professional qualification. Most also states that the methodology used by teachers is adequate or partially adequate, denoting that can be improved with practical applications. Because of the number of students who took part in the sample, it is suggested the expansion of research in other higher education institutions in the region.
PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade de Custos, Percepção, Ciências Contábeis.
KEYWORDS: Cost Accounting, Perception, Accounting.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 2
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