Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL

THE ENDOMARKETING AS RESTRUCTURING TOOL ORGANIZATIONAL
Letícia de Souza, Luciano José Pires

Baixar artigo na íntegra:   baixar arquivo PDF arquivo PDF
baixar arquivo ZIP arquivo ZIP

RESUMO: Endomarketing são ações dirigidas ao público interno de uma organização com o propósito de promover nos funcionários e departamentos os valores destinados a servir o cliente, buscando o entendimento entre todos os segmentos da corporação. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo destacar as necessidades de aplicação do endomarketing atualmente, fazendo uma análise das ferramentas utilizadas para melhoria interna de uma organização. A pesquisa buscou na literatura o embasamento teórico, utilizando-se dos principais autores da área. Foi realizada uma abordagem qualitativa, cujo método foi o estudo de caso realizado com profissionais da área de marketing e recursos humanos de determinadas empresas da cidade de Curitiba / PR, onde não citaremos os nomes visando manter a confidencialidade dos dados, dessa maneira as empresas pesquisadas serão tratadas como “Empresa 1”, “Empresa 2” e “Empresa 3”. Os resultados da pesquisa mostraram que os colaboradores conhecem a definição e a influência das ferramentas de endomarketing. Contudo, nem sempre esses instrumentos são explorados de modo adequado pelas organizações.
ABSTRACT: Endomarketing are activities aimed at the workforce of an organization with the purpose of promoting the employees and departments values intended to serve the customer , seeking understanding among all segments of the corporation. In this context , this study aims to highlight the internal marketing of application needs currently doing an analysis of the tools used for internal improvement of an organization. The research sought in literature the theoretical basis , using the principal authors of the area. A qualitative approach was carried out which method was the case study with professionals in marketing and human resources of certain companies in the city of Curitiba / PR , where we will not quote the names to maintain the confidentiality of data , this way the companies surveyed will be treated as " Company 1", " 2 Company " and "Company 3" . The survey results showed that employees know the definition and the influence of internal marketing tools. However , these instruments are not always exploited properly by organizations.
PALAVRAS-CHAVE: Organização; Valores; Endomarketing.
KEYWORDS: Organization; Values ; Endomarketing.

» Dados dos autores

Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 2
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.