Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 13 - n° 2 Volume 13 - n° 1 Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

Volume 13
Numero 2

capa da edição
Editorial
Prezados leitores,
A Revista Gestão e Conhecimento, em sua decima terceira edição, volume 2, referente ao período de julho a dezembro de 2020, agradece inicialmente aos autores que aqui publicaram suas pesquisas e, novamente, firma o compromisso de sempre e, com bastante seriedade e comprometimento, torná-la um dos melhores periódicos nacionais e internacionais em sua área de publicação.
Mantendo a mesma padronização dos volumes anteriores, esta edição é composta por 06 artigos com diferentes temáticas, dentre as quais cabem destacar assuntos como a estratégia de adoção de copos reutilizáveis em estádios de futebol; a avaliação de desempenho e comprometimento organizacional afetivo; a qualidade de vida no trabalho de colaboradores do setor têxtil; sistema integrado de gestão empresarial; teletrabalho, home office e os impactos após a reforma trabalhista e, ainda, a valoração econômica de danos ambientais.
O primeiro artigo deste volume é intitulado A ESTRATÉGIA DE ADOÇÃO DE COPOS REUTILIZÁVEIS EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO NO ESTÁDIO NILTON SANTOS DO BOTAFOGO e foi escrito por Luana Ferreto Dias. A autora procura discutir em seu texto assuntos que permeiam questões como gestão de resíduos, sustentabilidade, marketing verde com foco em eventos esportivos. Para tanto, ela realiza um estudo de caso com foco em copos descartáveis por se encontrarem no topo da lista de resíduos mais gerados em estádios de futebol. Como resultado do trabalho, a autora ressalta que mesmo a quantidade deste objeto diminuindo de forma considerável, ainda é necessária a inserção de práticas de consumo consciente nas estratégias e políticas dos clubes.
Com o título AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL AFETIVO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO CIMENTEIRO, o segundo artigo deste volume, tem como autoras Andreza Dias Jevaux e Anizaura Lídia Rodrigues de Souza. O artigo tem como foco central questões que envolvem a avaliação de desempenho e o comprometimento organizacional afetivo. Para tanto as autoras buscam compreender como a percepção do processo de avaliação de desempenho pode estar relacionada ao comprometimento organizacional afetivo através de percepções positivas que impactam no modo como os trabalhadores contribuem para minimizar a rotatividade, o absenteísmo, a intenção de sair da organização levando a um melhor desempenho e maior produtividade.
Dando continuidade à revista, o terceiro artigo apresentado possui como título QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE COLABORADORES DA INDÚSTRIA TÊXTIL NUMA CIDADE DE SANTA CATARINA, foi escrito por Débora Cristine Ribeiro, Délcio Pereira, Iramar Baptistella do Nascimento e Raquel Fleig e tem como núcleo central assuntos como qualidade de vida no trabalho, motivação, indústria e ergonomia. Os autores buscaram no trabalho destacar fatores que influenciam na qualidade de vida dos colaboradores de uma indústria têxtil, situada no estado de Santa Catarina. Através dos testes que realizaram conseguiram perceber que o fator dominante que influencia na qualidade de vida do trabalhador, na indústria que serviu de case para este estudo, é o domínio psicológico, propondo ações por parte da empresa que diminuam a rotatividade.
Como quarto artigo da edição 13, volume 2, tem-se SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL: IMPACTOS NA IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA SUCROALCOOLEIRA DE GRANDE PORTE DO VALE DO SÃO FRANCISCO, escrito em conjunto por Ailton Carvalho da Silva, Sheila Mirelle de Sousa Marcolino, Mércia Maria da Silva Souza, Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior e Tarcísio Lopes de Almeida Souza. Como tema central, o artigo apresenta o processo de implantação de um sistema ERP em uma empresa sucroalcooleira em uma cidade do Vale do São Francisco, além de diagnosticar e analisar quais foram as dificuldades enfrentadas, vantagens e desvantagens do ERP implantado. O texto destaca algumas lições aprendidas, além de identificar melhorias que ainda podem ser implantadas.
O quinto artigo, cujos autores são Cleverton Luiz Padilha e Maurício Bittencourt, denominado TELETRABALHO: HOME OFFICE E OS IMPACTOS APÓS A REFORMA TRABALHISTA, busca propor uma análise da visão geral e atual da modalidade de Home Office, proveniente da globalização, revolução tecnológica e necessidade de resguardo sanitário, no caso da pandemia do Corona Vírus. O trabalho destaca as vantagens do Home Office tanto para a empresa como para o colaborador, refletindo, também, efeitos nas relações trabalhistas provenientes da Lei 13.467/2017a.
Encerrando esta edição tem-se o artigo VALORAÇÃO ECONÔMICA DE DANOS AMBIENTAIS: o caso dos derrames de petróleo em Cacongo-Cabinda (2011-2017), das autoras Maria José Almeida e Lilhan de Souza Ferro Barbosa, cuja temática é buscar valorar os danos ambientais causados por derrames de petróleo. Através de variáveis como renda mensal, nível de escolaridade e ocorrência de derrames, a autora ressalta que foi possível realizar a valoração, não em termos totalitários, mas de forma parcial, através do cálculo do valor de uso dado pelos pescadores da referida região em se tratando de uma externalidade negativa.
Como percebe-se a atual edição iniciou e terminou com artigos focados em sustentabilidade e meio ambiente. Com estes artigos, agora disponíveis na página virtual do periódico, mantemos nossa torcida para o periódico possa contribuir para as mais diferentes áreas do saber, e finalizamos este editorial desejando a todos uma boa leitura e um bom aprendizado, de maneira a proporcionar novas inquietações, debates e pesquisas que possam vir a ser publicadas neste periódico num próximo momento.
REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 13 , n°2 - jul-dez 2020
ISSN 1982-0666
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 13 - número 2
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.