Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

Volume 12
Numero 2

capa da edição
Editorial
Prezados leitores,
Com o intuito de contribuir para a consolidação e divulgação do conhecimento científico tanto a nível regional como a nível nacional e internacional, a Revista Gestão e Conhecimento, em sua décima segunda edição, volume 2, correspondente ao período de julho a dezembro de 2018, inicialmente agradece aos pesquisadores que a escolheram para publicarem os resultados de suas pesquisas. Todos nós, envolvidos em sua elaboração, mantemos firme o propósito de torná-la num breve espaço de tempo um dos melhores periódicos nacionais e internacionais. Neste segundo volume de 2018, apresentamos o resultado de 06 artigos científicos abordando diferentes temáticas, dentre as quais destacam-se: estrutura de capital, indicadores econômicos e valor de mercado; ENADE, Rendimento Acadêmico e Ciências Contábeis; Hip Hop e Linguagem; Tecnologia de Informação Móvel, Mobile Learning. Desenvolvimento Profissional; Liderança, Gestão e Organizações e, por fim, Gestão do Conhecimento, Conhecimento Tácito e UML. Escrito por Edson Luiz Ihlenffeldt, Cesiro Aparecido da Cunha Júnior, Fernando Sureck Leal e Jorge Eduardo Scarpin e intitulado “A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE CAPITAL NO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO”, este artigo aborda o tema estrutura de capital e ciclo de vida das empresas, objetivando mensurar qual a relação entre as alterações na estrutura de capital e a geração de valor de mercado. A análise permitiu afirmar que as variáveis dependentes EVA, MVA e Q de Tobin quando relacionadas as variáveis independentes patrimônio líquido e capital de terceiros, e as variáveis de controle ativo total e Ebitda explicam 90% da amostra. Por outro lado, as variáveis ROA e ROE não são capazes de influenciar o valor de mercado e são irrelevantes aos modelos estatísticos estudados. O trabalho “DETERMINANTES DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE”, escrito por Elisabeth de Oliveira Vendramin, Marcelo Bolelho da Costa Moraes, Adriana Maria Procópio de Araújo, João Paulo Resende de Lima e Robert Armando Espejo, verificar que variáveis influenciam o rendimento acadêmico no ENADE 2009 e 2012, a partir de uma análise de regressão com dados em painel. O resultado do referido trabalho foi que os fatores determinantes do rendimento acadêmico no ENADE do período analisado foram: número de professores mestres em relação ao número de professores totais do curso, infraestrutura física da instituição, nota da organização didáticopedagógica do curso, nota do indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado – IDD, número de participantes concluintes na prova ENADE, categoria administrativa da IES – Pública ou Privada, índice de desenvolvimento do município em que está localizado o curso, e organização acadêmica do tipo Universidade. Dando continuidade à apresentação dos artigos dessa edição tem-se o terceiro artigo intitulado “A LINGUAGEM DO HIP HOP (ELEMENTO BREAKDANCE)”, cujo autor é Edson de Carvalho. O foco central do mesmo é apresentar uma parte da linguagem que é usada na Cultura Hip Hop, em exclusivo do Elemento BreakDance, cujos signos linguísticos utilizados ajudam o praticante a expressar ou dizer algum enunciado, até mesmo o grupo (crew) do qual faz parte. O quarto artigo escrito por Rosely Cândida Sobral e Pâmela Suellyn Passarini, de título “O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO COM O M-LEARNING”, buscou identificar quais APPS os acadêmicos de administração possuem no aparelho celular que contribuem para o desenvolvimento profissional e como os utilizam para este fim. Evidenciou-se que as redes sociais são as mais utilizadas e utilizam, na grande maioria, de uma a duas horas semanais em casa, durante intervalos, situações de espera, às vezes no ambiente acadêmico e de maneira incipiente no ambiente de trabalho, em função de barreiras como a indisponibilidade de conexão, medo de roubo e o receio que a capacitação não seja efetiva. O penúltimo artigo dessa edição, foi intitulado como “O PAPEL DA LIDERANÇA NA RETENÇÃO DE TALENTOS” e escrito por Bruno Ribeiro dos Santos. Neste trabalho o autor buscou analisar a liderança na retenção de talentos, através de uma revisão bibliográfica de literatura. Como resultado o autor destaca que uma liderança eficaz é primordial para a consolidação dos objetivos organizacionais, pois o líder deve ser capaz de exercer esforços e de ir bem além daquilo que sua função exige para ajudar a empresa a atingir seus objetivos e a reforçar seus valores, favorecendo a permanência dos talentos nas empresas. Encerrando esta edição tem o artigo “VIABILIDADE DO DIAGRAMA DE ATIVIDADES DA LINGUAGEM UML PARA APROVEITAMENTO DO CONHECIMENTO TÁCITO”, cujos autores são Luiz Ricardo Uriarte e Flavia Maia da Nova Uriarte, e tem por finalidade verificar a viabilidade do Diagrama de Atividades da UML para identificar, visualizar e confirmar as informações advindas do conhecimento tácito, através de um estudo experimental em turmas do Curso Técnico de Informática. Atestada a viabilidade do processo, os autores sugeriram que Diagramas de Atividades UML podem ser usados tanto em ambientes educativos, como corporativos. Podendo trabalhar as informações decorrentes do conhecimento tácito para tê-las de forma útil, no conhecimento explícito. Após a apresentação dos artigos desta edição, encerramos o editorial com a perspectiva de que possamos contribuir para as mais diferentes áreas do saber, desejando a todos uma boa leitura e um bom aprendizado. Torcendo para que a leitura possa gerar a busca por novas respostas com resultados que venham a ser disseminados entre todos na ampliação do conhecimento geral!!!!

Eduardo Lopes Marques
REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 12 , n°2 - Jul-Dez 2018
ISSN 1982-0666
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 12 - número 2
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.