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Volume 11
Numero 2

capa da edição
Editorial
Prezados leitores,
A Revista Gestão e Conhecimento, em sua décima primeira edição, correspondente ao período de julho a dezembro de 2017, inicia este editorial agradecendo aos autores que publicaram nesta edição, por terem escolhido este periódico para a divulgação de suas pesquisas. Firmamos ainda o propósito, de todos aqueles envolvidos em sua elaboração, de torna-la num breve espaço de tempo um dos melhores periódicos nacionais e internacionais.
Este segundo volume de 2017 é composto por 06 artigos com diferentes temáticas, dentre as quais destacamos: conflito entre local de cobrança de impostos e a Lei Complementar 116/2003; Comunicação em Libras nos Cursos de Ciências Contábeis; Transformações contábeis para inserção da questão da sustentabilidade; Melhorias nos serviços de tecnologias de informação de uma Instituição Estadual. A Utilização da Metodologia SCRUM objetivando melhorias nos processos de gestão e, por fim, Carga mental no Ensino à Distância. O primeiro artigo intitulado A QUESTÃO DO LOCAL DA INCIDÊNCIA DO SERVIÇOS, O ISSQN E O “APARENTE CONFLITO ENTRE OS ARTIGOS 3º E 4º DA LC 116/03”, do autor José Julberto Meira Júnior , busca analisar o local do serviço para efeitos de impostos sobre serviços de qualquer natureza, tendo como base um aparente conflito entre os 3º e 4º da LC 116/2003, entre os interesses dos municípios onde se situa o prestador de serviços e o local onde os mesmos são prestados.
O artigo ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E INTÉRPRETES DE LIBRAS NO ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE dos autores Bianca Lages Ribeiro, Cesiro Aparecido da Cunha Júnior, Marcelo Resquetti Tarifa e Lauro Brito de Almeida, procura identificar quais os desafios percebidos pelos professores e intérpretes de libras em atender aos programas pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das IES públicas de Curitiba através de dois estudos de casos específicos;
Por sua vez, o terceiro artigo, denominado A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DA CONTABILIDADE PARA INSERÇÃO DE VARIÁVEIS SUSTENTÁVEIS”, dos autores Jaqueline Pereira Rodrigues e Eduardo Lopes Marques, que busca retratar as adaptações contábeis dos últimos anos para inserção das variáveis componentes da sustentabilidade em suas análises.
Elaborado por Fabrícia Oliveira Montoia França e Jackson Luís Schirigatti, o artigo ESTUDO DE CASO: DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE TI NA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PÚBLICA ESTADUAL ALFA NA GESTÃO 2015/2016 busca verificar o panorama atual e propor melhorias aplicáveis no contexto da organização de forma a permitir uma melhor gestão dos seus serviços de tecnologias de informação.
O quinto artigo denominado ESTUDO DE CASO: MIGRAÇÃO PARA METODOLOGIA ÁGIL DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES NA ÁREA DE PROJETOS DA INSTITUIÇÃO PRIVADA SOLYOS IT SOLUTIONS 2016/2017”, elaborado por Agno Silveira e Jackson Luís Schirigatti, refere-se a uma pesquisa quantitativa através da SCRUM, reconhecida por seus conceitos na parte de gestão e gerenciamento de projetos, objetivando identificar as melhorias de qualidades no produtos finais em função da agilidade nos prazos de entrega e na diminuição de custos e quantidade de documentos.
Para finalizar este volume temos o sexto artigo, “ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO DE CARGA MENTAL - ESTUDO DE CASO DOS RESULTADOS DOS ANOS DE 2014, 2016 E 2017 APLICADO EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE EAD DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA UFPR”, dos autores Jean Francisco Bernardino, Marcos Antônio Tedeschi e Helena de Fátima Nunes Silva, analisa o instrumento de mensuração de carga mental apresentados na literatura dentro do contexto da ergonomia no EAD, dentro da disciplina no EAD.
Dessa forma, e torcendo para que nosso periódico possa contribuir para as mais diferentes áreas do saber finalizamos este editorial desejando a todos uma boa leitura e um bom aprendizado. Que novas inquietações possam surgir para o desenvolvimento de novas pesquisas e de resultados futuros que possam beneficiar a todos!!!!
REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 11 , n°2 - jul a dez 2017
ISSN 1982-0666
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 11 - número 2
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