Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

Volume 9
Numero 2

capa da edição
Editorial
Caros leitores,

A Revista Gestão e Conhecimento, em seu nono volume, se apresenta trazendo expressiva contribuição aos pesquisadores das áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.

Ao tratar por múltiplos enfoques tais temáticas, os textos que compõem este exemplar instigam questionamentos e aprofundam discussões centrais para o avanço do conhecimento.

Almejamos que o compartilhamento de informações, possibilitado pela publicação dos artigos presentes em nossa revista, seja de grande utilidade para toda comunidade acadêmica e a sociedade. Assim, agradecemos aos autores que escolheram a GC como opção para divulgação de seus trabalhos.

Nos 12 artigos apresentados neste volume, são abordados temas como Design de Produto, Gestão do Conhecimento, Rede de Informações, Contabilidade de Custos, Políticas Públicas, Transporte e Endomarketing.

O primeiro artigo de título “PRODUCT DESIGN AS A DRIVER FOR SUSTAINABLE INNOVATION: A REVIEW OVER HIGH IMPACT LITERATURE” dos autores Sérgio Tadeu de Almeida, Alexandre Vieira Pelegrini, Agnaldo Francisco da Silva Queiroz, Eduardo Lopes Marques e Renata de Oliveira Mota objetiva mostrar a abrangência de práticas de design de produto em problemas de sustentabilidade a fim de verificar como a literatura recente trata o tema em termos de completude. As contribuições esperadas são três. Em primeiro, destacar o potencial impacto holístico do design de produto em problemas de sustentabilidade, uma vez que alguns aspectos-chave da sustentabilidade sejam sistematicamente perseguidos durante o processo de inovação. Em segundo lugar, identificar os mais modernos critérios chave para o design inovador de produtos com sustentabilidade. Por último, para promover uma discussão a fim de perpetuar a necessidade de consolidação da sustentabilidade e seus principais aspectos durante os processos de inovação.

O segundo artigo de título “CONSTITUIÇÃO DA SEÇÃO BRASILEIRA DA REDE DE INFORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICADA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA” dos autores Cristina Castillo Cortez e Leonardo Fernandes Souto buscou registrar e disseminar o conhecimento a respeito da gestão do projeto, contribuindo para a preservação da memória das instituições envolvidas.

O terceiro artigo de título “CONTABILIDADE DE CUSTOS: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA” dos autores Thiago Ferreira Coelho, Wellington Dantas de Sousa, Juliana Reis Bernardes e Josaias Santana dos Santos objetivou verificar a percepção dos graduandos do curso de Ciências Contábeis da FACAPE acerca da disciplina Contabilidade de Custos.

O quarto artigo de título “ELISÃO FISCAL EM RENDIMENTOS DE ALUGUÉIS: ANÁLISE E COMPARAÇÕES BUSCANDO O MELHOR CENÁRIO TRIBUTÁRIO” do autor José Ferreira Campos Neto objetiva discorrer sobre a discussão histórica da elisão fiscal, até seu contexto atual, visando embasar a legalidade da prática do planejamento tributário em rendimentos mensais de aluguéis.

O quinto artigo de título “INFLUÊNCIA DAS POLITICAS PÚBLICAS NOS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA: UM ESTUDO DA SITUAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL” dos autores Danilo Medeiros de Castro, João Gilberto Mendes dos Reis, Oduvaldo Vendrametto e Antônio Carlos Vaz Lopes objetiva analisar as principais políticas públicas de infraestrutura em transportes, utilizando como estudo de caso o estado de Mato Grosso do Sul.
O sexto artigo de título “O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL” dos autores Letícia de Souza e Luciano José Pires objetiva destacar as necessidades de aplicação do endomarketing atualmente, fazendo uma análise das ferramentas utilizadas para melhoria interna de uma organização.

O sétimo artigo de título “O PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DA ATENÇAO BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA” dos autores Dr. Carlos Eduardo Cavalcanti e Manoel Victor de Araujo Martins objetiva analisar o prazer e sofrimento em servidores das Unidades Básicas de Saúde da zona rural inseridos na Atenção Básica de Saúde do Município de Guarabira.

O oitavo artigo de título “PERFIL DOS CONSUMIDORES DE MÓVEIS DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO” dos autores Cássia de Oliveira Franco, Olga Maria Coutinho Pépece, Vinícius Marcelo de Jesus Fagundes, Patrícia Bernardo e Alexandre Eugênio Pieske objetiva dentificar o perfil destes consumidores, considerando suas razões para compra.

O nono artigo de título “REDUÇÃO DA IDADE PENAL: UM OLHAR DOS UNIVERSITÁRIOS” dos autores Carolina Ester Pereira Gomes e Richard Medeiros De Araújo objetiva analisar a visão dos universitários acerca da redução da maioridade penal. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um formulário aplicado a 355 universitários de uma instituição de ensino superior privada da cidade de Natal/RN.

O décimo artigo de título “A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: MODELO CONCEITUAL DE INVESTIGAÇÃO UNIVERSITÁRIA” dos autores Cristiana Fernandes de Muylder e Sandro Bimbato César objetiva propor um modelo de investigação das práticas de gestão do conhecimento no ambiente universitário. A contribuição deste trabalho é compartilhar um instrumento validado em apoio à materialização da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão para Universidades brasileiras e como base de novos conhecimentos acadêmicos.

O décimo primeiro artigo de título “DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTOıE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES” dos autores Rosa Amélia Pizzol e Tayane Mattera buscou compreender os desafios da implementação da gestão do conhecimento e como este processo pode agregar para a sustentabilidade das organizações.

O último artigo de título “LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS FATORES QUE COMPÕEM A FORMAÇÃO DOS FRETES NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO” dos autores Édison Rogerio Ugucioni Rocha e Luciano José Pires objetiva propor o levantamento dos principais custos e dados que compõem a formação de frete no modal rodoviário, buscando demonstrar um modelo de planilha para gerir, possibilitando a exploração e simulação da formação de frete em vários tipos de veículos e uma composição de distânciam conforme necessário, ainda levando em conta peso ou cubagem carregado e tempo de viagem, contemplando desde o início do carregamento até o final da descarga em seu destino.

Desejamos uma boa leitura!
Jamerson Viegas Queiroz
REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 9 , n°2 - Jul/Dez 2015
ISSN 1677-9762
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 9 - número 2
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.