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Volume 10
Numero 1

capa da edição
Editorial
Prezados leitores,

Desejando a todos um ano de 2017 com bastante produtividade, a Revista Gestão e Conhecimento, em seu décimo volume, inicia este editorial agradecendo aos autores que publicaram nesta edição, por terem escolhido este periódico para a divulgação de suas pesquisas. Aproveitamos para informar que na recente classificação apresentada pela Capes (Qualis Capes) subimos nossa posição e, sendo assim, continuaremos nos dedicando e melhorando ao máximo todo o nosso processo para que num breve espaço de tempo possamos estar entre os melhores periódicos nacionais e internacionais com qualis entre A1 e B1.

Neste primeiro volume de 2017 temos disponíveis 06 artigos abordando os mais diferentes temas como políticas públicas, tributação de rendimentos, criação, aquisição e gestão de conhecimento em agências de publicidade e empresas de offshoring e outourcing, além do tratamento do temática do conhecimento de um ponto de vista conceitual.

O primeiro artigo intitulado CICLO INTELIGENTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA TEÓRICA” dos autores Jean Francisco Bernardino, Kamila Massuqueto e Alex Volnei Teixeira parte do princípio que a política é uma área de estudo que faz ou produz análises do governo em face de grandes problemáticas públicas e de sua busca por sua solução. E, a partir daí, utilizando-se de um ensaio teórico, objetiva compreender a convergência entre Políticas Públicas e Inteligência Organizacional produzindo como resultado uma proposta conceitual do ciclo inteligente de Políticas Públicas.

O segundo artigo de título “FORMAS DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE VOLTADAS AO SETOR DE WEB DESIGN: ESTUDO DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO PARANÁ dos autores Antônio Costa Gomes Filho e Chrislaine Caroline de Souza utilizando-se de uma metodologia descritiva por meio de entrevistas de campo, analisou as formas de aquisição do conhecimento pelas agências de publicidade do município de Guarapuava, Paraná, voltadas ao setor de web design, gerando como resultado final a evidência de que tais conhecimentos, em sua maioria, são adquiridos em decorrência de iniciativas próprias pois as empresas, tendem a investir pouco para ampliação do conhecimento e, na maioria das vezes o que fazem é incentivar a disseminação de novos conhecimentos adquiridos voluntariamente.

O terceiro artigo de título “GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS DE OFFSHORING OUTSOURCING” dos autores Helena de Fátima Nunes Silva, Marina Castagnara, Maria do Carmo Duarte Freitas e Paulo Henrique de Almeida procura analisar publicações que relacionam a terceirização de serviços com processos de gestão do conhecimento, por meio de técnicas infométricas correlacionando offshoring outsourcing e a Gestão do Conhecimento. Demonstrando como resultado final do trabalho a existência de lacunas que podem ser supridas com pesquisas direcionadas para as categorias de gestão de conhecimento.

O quarto artigo de título “O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA VILA DE GONÇALO EM PORTUGAL” dos autores Cláudio Eduardo Ramos Camfield, Marco Rafael Fernandes Correia e Paulo Gonçalves Pinto procura analisar o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento junto aos artesãos da Vila Gonçalo em Portugal, utilizando-se como procedimento metodológico a entrevista estruturada apontou como resultado final o fato de que a transferência de conhecimento não chegou a funcionar por completo na realidade investigada.

O quinto e ultimo artigo intitulado “GESTÃO DO CONHECIMENTO, CULTURA ORGANIZACIONAL E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL” dos autores Jean Francisco Bermardino e Kamila Massuqueto teve como objetivo apresentar uma abordagem conceitual dos temas Gestão do Conhecimento, Cultura Organizacional e Inteligência Competitiva utilizando-se como procedimento metodológico a revisão de literatura nacional e internacional., produzindo como conclusão final o fato de que embora as organizações adotem metodologias de Inteligência Competitiva e um modelo de Gestão do Conhecimento estruturado é primordial que a Cultura Organizacional seja trabalhada em conjunto.



Torcendo para que nosso periódico possa contribuir para as mais diferentes áreas do saber finalizamos nosso editorial desejando a todos uma boa leitura!
REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 10 , n°1 - Jan/Jun 2016
ISSN 1982-0666
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 10 - número 1
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