Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 13 - n° 1 Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

Volume 7
Numero 1

capa da edição
Editorial
Caros Leitores,

É com o imenso prazer que apresentamos a nova edição da Revista Gestão & Conhecimento referente ao primeiro semestre de 2013 (janeiro a junho). Com o apoio da FACET – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Paraná, continuaremos nesse ano a publicação regular das edições da revista.

Em continuidade ao belíssimo trabalho dirigido pela Editora Chefe Cristiane Marques de Mello, buscaremos a evolução da revista no conceito Qualis da Capes, promovendo a publicação de artigos relevantes na área de ciências sociais aplicadas, bem como planejamos inserir a revista no sistema Doi (Digital Object Identifier) e indexação em base de dados.

Gostaria de parabenizar a todos os nossos colaboradores dessa edição, em especial aos autores que contribuíram com suas pesquisas e nos deram a grata satisfação de divulgarmos aqui seus trabalhos, obtendo nessa edição 9 artigos publicados.

Iniciamos com o artigo“Gestão para Qualidade nos Serviços Públicos: um Survey sobre Clima Organizacional”, dos autores Jamil Ramsi Farkat Diógenes, Benilton Medeiros Nunes, Jamerson Viegas Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz e Agnaldo Francisco da Silva Queiroz. Esse trabalho objetivou “identificar o clima organizacional da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura - SEMOPI, localizada em Natal/RN, permitindo avaliar o grau de motivação dos servidores desta importante secretária”.

O segundo artigo de título “Motivações Econômico-Financeiras para a Abertura de Capital a Partir da Análise de Balanço Patrimonial: um Estudo de Caso no Setor da Construção Civil”, dos autores Bruno César Linhares da Costa Silva, Lana Viviane Linhares da Costa Silva, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz e Nilton Cesar Lima. Esse trabalho objetivou “inferir uma motivação econômico-financeira da recente abertura de capital de empresas da construção civil”.

O terceiro artigo de título “Lean Office: uma Aplicação em Escritório de Projetos”, dos autores Marco Aurélio Gronovicz, Maria Isabel Pereira de Bittencourt, Silvana Bárbara Gonçalves da Silva, Maria do Carmo Duarte Freitas e Alexandre Augusto Biz. Esse trabalho objetivou “avaliar qual o nível de aplicabilidade do Lean Office, e como seu uso pode melhorar a gestão em um ambiente administrativo”.

O quarto artigo de título “Gestão Ambiental no Município de Palma Sola/SC: Tecnologias Alternativas no Tratamento do Esgoto Doméstico”, dos autores Kely Patricia Clen, Alceu Cericato, Simone Sehnem, Angela Zilles e Elvis Silveira-Martins. Esse trabalho objetivou “demonstrar as vantagens de implantação do sistema de tratamento de dejetos humanos, por meio da descrição do processo de funcionamento do sistema”.

O quinto artigo de título “Gestão do Conhecimento na Definição de Investimentos no Mercado Acionário”, dos autores Arthur Nóbrega Baptista de Araújo, Henrique Atta Mac Dowell, João Paulo Bernardo da Silva Gomes, Ricardo Alexandro de Medeiros Valentim e Hélio Roberto Hékis. Esse trabalho objetivou “mostrar como se dão as transformações de conhecimento em uma corretora de ações, que tem como objetivo preparar e orientar o investidor”.

O sexto artigo de título “O Avanço do Mercado Informal e o Empreendedorismo Individual: uma Análise Mercadológica no Camelódromo do Bairro Alecrim em Natal/RN”, dos autores Elisandra Melo Figueiredo, Gilberto Sousa de Carvalho, Marcelo Henrique Neves Pereira, Jorge Assef Lutif Júnior e Jamerson Viegas Queiroz. Esse trabalho objetivou “analisar em que medida o programa do empreendedor individual está potencializando os resultados dos comerciários do camelódromo do Alecrim”.

O sétimo artigo de título “Análise Estratégica do Ambiente Competitivo das Organizações Sucroalcooleiras no Período 2000-2010”, dos autores Cláudia Fabiana Gohr, Luciano Costa Santos, Fernanda Damasceno Santos e Marciano Furukava. Esse trabalho objetivou “analisar a evolução das forças do ambiente competitivo das organizações sucroalcooleiras do Brasil no período referente aos anos entre 2000 a 2010”.

O oitavo artigo de título “Proposta de um Modelo Probabilístico de Risco de Crédito com a Aplicação da Técnica de Regressão Logística”, dos autores Fabiane Tubino Garcia, Marla Glacy Lamaison Lopes, Castelar Braz Garcia e Luis Felipe Dias Lopes. Esse trabalho objetivou “propor um modelo de risco de crédito para estimar se um cooperado pessoa física será inadimplente ou não em uma operação de crédito junto a uma Cooperativa de Crédito, situada em Pelotas/RS”.

O nono e último artigo de título “Os Resultados Gerados para a Empresa Informatech Informática após a Implementação do Sistema de Gestão” dos autores Marcio Jacson dos Santos e Roberto Ari Guindani. Esse trabalho objetivou mostrar os resultados obtidos pela empresa Informatech Informática após a implementação de um Sistema de Gestão.

Que os conhecimentos difundidos pelos artigos publicados contribuam significantemente com o processo de aprendizagem dos leitores, e que os mesmos despertem motivação para a pesquisa.

Divirtam-se com a leitura.

Cordialmente.

Eduardo Lopes Marques
Editor-Chefe

Jamil Ramsi Farkat Diógenes
Secretário
REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 7 , n°1 - jan/jun 2013
ISSN 1677-9762
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 7 - número 1
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.