Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

Volume 8
Numero 1

capa da edição
Editorial

Caros Leitores,

O ano de 2014 é definitivamente de grande importância para a revista, visto que no próximo ano teremos a nova classificação dos periódicos no qualis/capes. Objetivando ascensão no extrato qualis/capes consolidamos as nossas publicações semestrais, ratificando a busca pela melhoria continua quanto a seleção de trabalhos publicados.

Assim seguimos com nosso padrão rigoroso e imparcial de avaliação, o qual procura não somente deferir ou indeferir publicações, e sim principalmente contribuir com a evolução dos trabalhos científicos submetidos, muito por respeito aos autores que consideram a Gestão & Conhecimento como opção para divulgação de seus trabalhos.

Nesta edição contamos com 9 artigos publicados, os quais cito brevemente a seguir:

O primeiro artigo de título “A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS DESAFIOS DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO PARÁ”, dos autores Ivete Gonçalves de Araújo, Yuri Gonçalves da Silva e Ricardo Bentes Kato, objetivou analisar a aplicação da gestão do conhecimento numa Secretaria Estadual, observando como a proposta de capacitação desta organização e a prática da transferência e disseminação da informação no órgão, agem como fator de influência no desenvolvimento dos talentos e habilidades de seus colaboradores.

O segundo artigo de título “ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO E GESTÃO DE ORDENS DE SERVIÇO DE TI EM HOSPITAIS”, dos autores Gilson Eloy Fernandes França, Egon Walter Wildauer e Denise Fukumi Tsunoda, objetivou avaliar a utilização de acordos de níveis de serviços (SLA) por instituições hospitalares do Estado do Paraná, no atendimento das Ordens de Serviço (OS) de Tecnologia da Informação (TI).

O terceiro artigo de título “APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DO GRAU DE ADERÊNCIA DE SUAS PRÁTICAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS”, do autor Djair Picchai e Neide Oliveira, objetivou debater a percepção dos gestores de micro e pequenas empresas sobre as práticas de aprendizagem e as comunidades de prática.

O quarto artigo de título “MAPEAMENTO DOS INDICADORES DE CULTURA INTRA-EMPREENDEDORA EM UM AMBIENTE EMPRESARIAL INOVADOR”, dos autores Rafael Alexandre dos Reis e Maria do Carmo Duarte Freitas, objetivou mapear os indicadores de cultura intra-empreendedora de uma média empresa brasileira inovadora.

O quinto artigo de título “O USO DE INDICADORES ECONÔMICOS E FINANCEIROS NA GESTÃO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO”, dos autores Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Lissandro Dorneles Dalla Nora e Andreas Dittmar Weise, objetivou apresentar a análise econômica e financeira realizada numa empresa de comércio e prestação de serviços, com base nos dados retirados da Demonstração de Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial.

O sexto artigo de título “PESQUISA APLICADA COMO FERRAMENTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO”, dos autores Jamerson Viegas Queiroz, Monique Gomes de Araujo, Gilberto Alves Maia Neto, Décio Estevão do Nascimento, Christian Luiz da Silva e Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, objetivou descrever as principais estratégias de expansão no mercado sugeridas a um Hospital Filantrópico situado no estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

O sétimo artigo de título “RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS E CRITÉRIOS UTILIZADOS EM UMA ORGANIZAÇÃO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL”, dos autores Daysa Andrade Oliveira, Ivan Carvalho Souza e Yana Torres de Magalhães, objetivou analisar as características e critérios utilizados no processo de recrutamento e seleção em uma organização do setor da construção civil localizada no município de Itabira, Minas Gerais.

O oitavo artigo de título “EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UMA REVISÃO DA HISTÓRIA PARA COMPREENDER E DISCUTIR”, dos autores Fernanda Mazzoni da Costa e Rosangela Maria Greco, objetivou conhecer a trajetória histórica que culminou na criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e verificar o que vem sendo discutido sobre o assunto.

O nono artigo de título “ANÁLISE INFORMETRICA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA”, dos autores Francisca Mary Magalhães de Alcantara, Egon Wildauer, Helena de Fátima Nunes Silva e Frank Coelho de Alcantara, objetivou apresentar um levantamento estatístico das palavras integrantes do texto constitucional do Brasil, testa algoritmos de seleção de palavras comuns do idioma português como falado no Brasil e avalia os resultados segundo a Lei de Zipf.

Desde já agradeço a todos os autores que possibilitaram a construção desta edição, e já convoco todos a continuar submetendo seus trabalhos, como também atuar como agente divulgadores em seus ambientes de trabalho.

Desta forma poderemos continuar promovendo a difusão do conhecimento nas universidades e organizações, esta por sua vez essencial para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

Eduardo Lopes Marques
Editor-Chefe

REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 8 , n°1 - Jan/Jun 2014
ISSN 1677-9762
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 8 - número 1
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.